Galeria
Saiba mais sobre Piso vinílico dissipativo
Para falar do piso vinílico dissipativo, vamos definir o que é estática, sua causa, efeito e solução: definimos a eletricidade estática como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um determinado material.
Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido, podendo afetar outros objetos à distância. Descarga eletrostática, ou ESD (do inglês ElectroStatic Discharge), é definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes. Cargas eletrostáticas são criadas pelo contato e separação de dois materiais.
Por exemplo, uma pessoa andando sobre um piso gera eletricidade estática conforme a sola do sapato entra em contato e em seguida se separa da superfície do piso. Da mesma forma um dispositivo eletrônico deslizando para dentro ou para fora de uma embalagem gera eletricidade estática, devido aos múltiplos contatos entre seu corpo e terminais e o material da embalagem. Quando sentimos um choque de eletricidade estática, estaremos experimentando uma descarga de no mínimo 3.000 volts. Enquanto é possível sentir uma descarga eletrostática de 3.000 volts, cargas menores estarão abaixo da sensibilidade humana. Usualmente pequenas cargas podem e danificam dispositivos semicondutores, estes componentes de alta tecnologia utilizados hoje podem ser prejudicados por cargas menores que 100 volts. Alguns destes componentes sofisticados irão ser danificados por cargas baixas como 10 volts.
É necessário estar atento aos danos provocados por ESD no trabalho diário. Os efeitos da ESD sobre os componentes eletrônicos serão invariavelmente destrutivos. Após uma descarga eletrostática o componente pode apresentar falha total, degradação de desempenho, redução de expectativa de vida ou operação errada. No caso de circuitos digitais que utilizam memórias semicondutoras podem ser esperadas falhas de software devido à corrupção de dados armazenados nessas memórias. Chamamos esses danos de dano catastrófico ou dano latente.
Existem diferentes formas de atenuar o efeito destas descargas eletrostáticas ou mesmo impedir sua ocorrência. As soluções em geral são simples, permitindo um efetivo ganho de confiabilidade em processos de manutenção, operação e armazenagem de equipamentos e componentes. As principais técnicas são: Aterramento, Pulseira antiestética e o piso vinilico dissipativo.
O piso vinílico dissipativo é muito usado principalmente em indústrias farmacêuticas e eletrônicas, escritórios, centro cirúrgicos, hospitais, entre outros. Temos várias linhas de piso vinílico dissipativo, atendendo aos mais altos níveis de exigências do mercado. O piso vinílico dissipativo pode ser em manta ou em placas, as mantas tem a vantagem de além de tudo ser impermeável, acústico e com tratamento antibactericida.
Esses pisos são muito utilizado em empresas onde é feito manuseio de equipamentos eletro eletrônicos e centro cirúrgicos, em geral, onde o uso do piso vinilico dissipativo em manta, por muitas vezes, chega a ser uma exigência da vigilância sanitária e órgãos de proteção ao consumidor.
Os piso vinílico dissipativo podem reproduzir materiais nobres como granito e madeira, agregando conforto e requinte ao ambiente. A escolha errada de um piso em uma área que necessite de um piso vinílico dissipativo, pode trazer grandes transtornos e até prejuízos a áreas da indústria e comércio. Por isso, conte com a Super Pisos para escolher a melhor opção para sua necessidade.